Frases Famosas

"Existe mais filosofia em uma garrafa de vinho que em todos os livros." Louis Pasteur

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Novidades no mundo do vinho brasileiro

Por Alexandre Okamori

O mundo do vinho no Brasil vem crescendo, ganhando qualidade, não só nos espumantes, mas também nos vinhos tranquilos; tintos e brancos. Além das vinícolas maiores e mais conhecidas, existem diversas vinícolas pequenas que vem aparecendo e apresentando muitos vinhos interessantes. 





Rio Grande do Sul

Uma dessas vinícolas é a Arte da Vinha (Garibaldi-RS), do produtor Eduardo Zenker, nome já conhecido entre admiradores de vinhos naturais (sucintamente, vinhos sem aditivos químicos e de cultivo orgânico). Entre suas criações, existem desde espumantes a base de Moscatel de Hamburgo até os já famosos vinhos laranja (vinhos brancos cuja casca permanece em contato com o mosto da uva, como na produção de vinhos tintos).

Outra vinícola que merece destaque é a Bodega Czarnobay (Encruzilhada do Sul-RS), do enólogo Antônio Czarnobay, que trabalhou mais de 30 anos na vinícola Aurora antes de iniciar esse novo projeto, onde elabora um espumante Brut e dois tintos, a base de Merlot e Touriga Nacional. 



Outra vinícola pequena, que também é adepta de vinhos orgânicos e biodinâmicos, é a Vinha Unna (Pinto Bandeira-RS). A vinícola não tem uma produção grande, mas tem vinhos de Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e até Pinot Noir.





Sudeste

Além disso, regiões que há pouquíssimo tempo seriam motivo de piada em conversas informais vem mostrando potencial para produzir belos vinhos e estão mudando o mapa vinícola do Brasil. 

Uma delas é a Guaspari (Espírito Santo do Pinhal-SP), que já vem ganhando certa fama, tem um bom Sauvignon Blanc, mas foram 2 vinhos feitos com Syrah que chamaram muito a nossa atenção! 




Na região de Três Corações, em Minas Gerais, a vinícola Estrada Real também merece destaque, pois foi o seu sócio, o engenheiro agrônomo Murillo Regina, que trouxe a técnica da poda invertida para a região sudeste. Em geral, a poda é feita no inverno e a colheita no verão. Porém, nessa região, a grande quantidade de chuvas no verão poderia trazer doenças para as uvas. A técnica de dupla poda ou poda invertida permite aproveitar o tempo seco e o grande gradiente térmico no inverno para colher as uvas com amadurecimento apropriado e melhor qualidade para as uvas. Essa técnica foi usada por muitas vinícolas (inclusive a Guaspari) e trouxe bons resultados, porque o Estrada Real Syrah foi o vencedor da Grande Prova Vinhos do Brasil na sua variedade.




Outra vinícola também mineira, a Luiz Porto Vinhos Finos (Cordislândia-MG) também usa a técnica de poda invertida e apresenta diversos vinhos em seu portfólio. Pudemos provar um exemplar de Cabernet Sauvignon, que achei muito interessante. 


Outras Regiões do Brasil


Existem também outros projetos na Chapada Diamantina (BA), Pirenópolis (GO), e espero conseguir informações para futuros artigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário